UPA da Sobral: Sindmed-AC verifica situação denunciada nas redes sociais
O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) visitou a UPA da Sobral no final da tarde de terça-feira, 26, para verificar as condições de trabalho dos médicos que atuam no local. A ida até a unidade teve por base a divulgação de vídeo nas redes sociais em que pacientes teriam reclamado da demora no atendimento, na segunda-feira, 25.
Durante o diálogo feito com profissionais e com a gestão, a maior dificuldade relatada foi a falta de uma sala de observação com maior capacidade, ocasionando demora e aglomeração até a aplicação da hidratação e medicação. O ambiente atual é pequeno, deixando a sala de espera lotada de pacientes.
A gerente-geral da UPA da Sobral, Simone Prado, disse que atualmente possui cinco plantonistas na escala, quantidade suficiente para atender a demanda. Como saída para tentar minimizar o problema da falta de um ambiente ainda maior para aplicar a medicação, uma outra área está sendo utilizada.
A gestora ainda explicou que já levou o caso para a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Na unidade, o relato dos servidores é que pacientes da saúde primária acabam recorrendo à UPA, com isso existe o registro da grande quantidade de pessoas classificadas como azuis e verdes.