Sindmed Solidário encerra o ano com mais de 1,5 mil atendimentos

O Programa Sindmed Solidário realizou mais de 1,5 mil atendimentos voluntários em 2023 em Rio Branco, oferecendo consultas e exames, tais quais o teste de glicemia, testes rápidos (hepatite, sífilis e HIV), eletrocardiograma e exames de ultrassom. A atividade buscou proporcionar serviços médicos gratuitos para a população que mais precisa.

A última atividade filantrópica foi realizada no sábado, 16, na Paróquia São Pelegrino no bairro Floresta. Neste ano a agenda de ações foi ampliada devido ao recebimento de emenda parlamentar encaminhada pelo então deputado estadual e médico Jenilson Leite.

Apenas durante o último atendimento os profissionais atenderam 122 pessoas, além de realizar 22 ultrassonografias e 30 eletrocardiogramas. Ainda houve a oferta do corte de cabelo para a comunidade.

“A proposta é ampliar a oferta das nossas atividades sociais, o que beneficiará o acreano de outros municípios. A expectativa é proporcionar mais ações sociais, chegando a municípios mais afastados”, detalhou o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici.

O Programa Sindmed Solidário atendeu rio-branquenses desabrigados da cheia do rio Acre e Igarapés em março, a comunidade do Bairro Esperança em agosto, moradores do bairro Aeroporto Velho em novembro, e da Floresta, em dezembro. Foram oferecidas consultas nas áreas da Pediatria, Geriatria, Infectologia, Medicina da Família e Clínica Geral.

O trabalho realizado pelo Sindicato também contou com a participação de acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Uninorte.