Sindmed cobra Sesacre transferência de pacientes de Covid para Into

Os diretores do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) participaram de uma reunião on-line nesta sexta-feira (1) com a secretária adjunta de Saúde do Acre, Paula Mariano, e os promotores de Justiça Especializada de Defesa de Saúde, Gláucio Oshiro e Taylon Teles. A pauta da reunião foi a cobrança do sindicato a respeito do cronograma de entrega dos leitos do INTO para pacientes com Covid-19.

O presidente do sindicato, Murilo Batista, questionou Paula Mariano sobre a conclusão da obra, conforme o governo havia prometido aos diretores da entidade e quando começam a ser recebidos os primeiros pacientes na unidade.

“Precisamos saber como vão as coisas, a entrega da obra, se podemos contar com o INTO para os próximos dias”, diz.
Paula Mariano afirmou que a obra de reforma foi concluída e que domingo começará as transferências dos pacientes de Covid-19 que estão no quarto andar do Pronto Socorro.

“A equipe já chegou. Amanhã vai ter o treinamento da equipe. Conseguimos fechar com o Santa Juliana 10 leitos pra pacientes que não estão com Covid-19. O INTO ficará apenas para os casos de Covid, será lá a porta de entrada. Queremos concluir todas as transferências em um prazo de 3 dias”, diz.
O vice-presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, frisou que a entidade não recebeu nenhuma informação da equipe, contratada via empresa particular pelo Estado, e quis saber se dentre os profissionais estão médicos e de quais especialidades.

A secretária-adjunta afirmou que o coordenador da equipe que chegará ao Acre no domingo (3) entrará em contato com a entidade e frisou ainda que haverá aproveitamento de médicos locais.
A primeira-secretária do Sindmed-AC, Jacqueline Fecury, questionou a representante da Saúde como ficarão as escalas no quarto andar do Pronto Socorro até o próximo domingo.

“As escalas não estão fechadas, a gente recebeu várias reclamações que os internados não estão recebendo visitas”, disse ao referir-se às visitas médicas aos pacientes.

A secretaria adjunta afirmou que está sendo feito remanejamento de profissionais para que não aconteça de pacientes ficarem sem visitas médicas e citou que nem todos profissionais foram devidamente preparados ainda para atuar em UTI.

A secretaria adjunta de saúde também frisou que a intenção não é tirar Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito como atendimento a Covid e se manterá atendendo casos de pacientes que não precisem de respirador, de leves a moderados.

Na reunião também foi tratado sobre temas como telemedicina que, segundo Paula Marino, deverá ser implantada nós próximos dias.