Sindmed-AC realiza vistoria no hospital Santa Juliana

Os diretores do Sindmed-AC estiveram na tarde de quinta-feira (30) no hospital Santa Juliana para uma vistoria sobre as condições de trabalho dos médicos durante o enfrentamento à Covid-19.

Durante a visita à unidade hospitalar, o vice-presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, e a primeira-secretária, Jacqueline Fecury, constataram que além de oferecer condições adequadas de trabalho aos servidores, o hospital católico fez um acordo com a Secretaria de Saúde do Acre ( Sesacre) para ofertar 10 vagas de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para o Estado e emprestou 05 respiradores para que sejam usados na rede estadual de saúde pública.

Para o diretor-administrativo do hospital Santa Juliana, Marcos Paulo, o momento é de extrema dificuldade e isto exige empenho de todos.

“Temos os leitos de UTI, emprestamos os ventiladores e em um cenário de guerra, que se agrave a situação, se for preciso atender no auditório nós faremos. O hospital é da Igreja Católica e possui também este compromisso social ”, diz.

A respeito do compromisso em manter a saúde da chamada linha de frente de atendimento, composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais, Marcos Paulo diz que o Santa Juliana tem se esforçado para que não falte Equipamento de Proteção Individual (EPIs).

“O mercado superfaturou os valores de alguns equipamentos, ficou mais caro e escassos os produtos, mas mesmo assim temos garantido que não falte as máscaras N 95 para os médicos e outros equipamentos para os profissionais”, diz.

Vale frisar que o hospital Santa Juliana é uma unidade que atende Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios, sendo que perdeu mais de R$ 1 milhão por conta da crise do Covid-19.

“Por não estarem marcando cirurgias eletivas nós perdemos cerca de R$ 1,2 milhão em arrecadação, mas mesmo assim não demitimos e estamos segurando a situação”, diz.

A primeira-secretária do Sindmed-AC, Jacqueline Fecury, elogiou a direção da unidade.

“Vimos o trabalho da direção, os médicos trabalhando em boas condições. Exatamente o que esperamos que nossos profissionais tenham”, diz.

O vice-presidente da entidade, Guilherme Pulici, também elogiou a postura da direção do hospital e frisou que o momento exige união.

“É o tipo de postura que esperamos para um momento como este que estamos enfrentando”, diz.