Sindmed-AC denunciará falhas graves na UTI do Huerb

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) constatou a falta de mais de 80 tipos de medicamentos, a ausência de insumos básicos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) principal do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Os problemas farão parte de um relatório minucioso que externará a preocupação com a precarização do serviço de saúde pública do Estado que será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Na relação de falhas encontradas em visita feita na quinta-feira, 26, ainda constam médicos com sobrecarga de trabalho, fazendo mais que o dobro de sua carga horária contratual, em decorrência da falta de profissionais para garantir atendimento de qualidade aos pacientes, bem como, a ausência de salas de isolamento construídas conforme determinado pela normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar a contaminação cruzada por microorganismos patogênicos entre os pacientes, como vírus e bactérias, podendo agravar mais ainda o estado de saúde das pessoas internadas.

De acordo com o primeiro-secretário do Sindmed-AC, Gilson Lima, é grande a preocupação dos médicos quanto à falta de condições dignas de trabalho, com a possibilidade do aumento de mortes de pacientes.

“É com grande preocupação que se observa esse abandono no serviço público de saúde do estado, pois as pessoas internadas em uma UTI são as que necessitam de maior atenção e, infelizmente, evidencia-se um verdadeiro descaso”, protestou o sindicalista.

A visita registrou relatos da falta de agulhas, luvas e outros materiais de insumos usados para o tratamento do paciente. Em muitos casos, os familiares de pacientes chegam a comprar esses materiais e até mesmo medicamentos, com o próprio dinheiro, para garantir os cuidados de seus entes familiares internados, algo que deveria ser ofertado obrigatoriamente pela Sesacre.