Depois de ataques ao hospital do Quinari e da UPA da Sobral, Sindmed-AC volta a cobrar melhorias do estado

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) cobrará novamente do governo do estado o fortalecimento do serviço de segurança pública. A reivindicação reiterada se deve aos casos de violência registrados nos últimos dias no Hospital Geral Dr. Ary Rodrigues e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral.

No Quinari, dois homens destruíram o patrimônio da unidade, realizaram ameaças, incluindo a tentativa de agressão a servidores, na madrugada de domingo, 30. Na UPA, um homem entrou armado com um pedaço de madeira, fugindo de outros dois rapazes, igualmente armados com madeira e barra de ferro.

Segundo o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, uma ação civil pública já foi ajuizada para cobrar melhorias, em 2021, e que aguarda julgamento. O objetivo é garantir medidas capazes de proteger os trabalhadores, pacientes e todo o equipamento público.

“Lutamos pela proteção daqueles que estão no plantão e daqueles que buscam os hospitais. Não podemos esperar a morte de servidores”, protestou o sindicalista.

O Sindmed-AC briga há anos pela implementação de um controle mais rígido de entrada de pessoas, realizando a identificação de todos, além da oferta de videomonitoramento, seguranças e até a manutenção de policiais nos hospitais.

“Ao longo dos últimos anos temos registrado um aumento crescente de agressões, furtos, assaltos, insultos e até de vandalismo, uma situação que não colabora para o exercício da medicina”, alertou o sindicalista.