Sindmed visita Unimed para checar condições de trabalho dos médicos

Os diretores do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) visitaram, na tarde desta segunda-feira (20), as instalações da Unimed, em Rio Branco, para conhecer de perto as condições de trabalho dos médicos que atendem naquela unidade no período de enfretamento ao Covid-19.
Na visita à unidade a diretora administrativa Euda Sarmento mostrou à primeira-secretária do Sindmed-AC, Jacqueline Fecury, e ao vice-presidente, Guilherme Pulici, as instalações, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e todo o aparato que a Unimed preparou para receber os pacientes nesta época de pandemia.

Diferente de outras unidades públicas visitadas pelo sindicato onde os EPIs eram insuficientes ou não se adequavam às normas, os profissionais da cooperativa, de médicos ao pessoal da limpeza, são devidamente equipados e por todos os locais há sinalização da necessidade de higienização, como lavar bem as mãos e utilizar álcool em gel.
Os diretores do Sindmed-AC foram informados pela direção da Unimed Rio Branco que por conta do fluxo de pacientes a Pronto Clínica tem funcionado como um ponto de apoio com um médico da Unimed atendendo lá, em uma espécie de drenagem por conta da demanda de pacientes.
“É uma espécie de drenagem dos pacientes que não estão com  problemas respiratórios para lá com um dos plantonistas da Unimed fazendo atendimento”, explica a administradora da unidade.

Vale frisar também que das duas ambulâncias disponíveis na unidade uma foi devidamente envelopada, equipada, para transporte de pacientes infectados pelo coronavírus.
Além de conversar com a direção da unidade e demais funcionários, os diretores do Sindmed-AC focaram em saber como tem sido para os médicos os atendimentos e as condições de trabalho diante de um desafio tão grande como a pandemia que afeta o mundo. Uma das médicas contou que os profissionais estão recebendo todos os EPIs e condições para executar o trabalho com segurança.
“Está indo tudo bem, todos nós recebemos estas roupas. Estamos seguindo firmes e esperando que tudo isso passe”, desabafou a profissional que há 30 dias não vê a mãe para resguardar a saúde dela.
Para a primeira-secretária do Sindmed-AC, Jacqueline Fecury, as visitas nas unidades têm servido para conhecer de perto a realidade de cada local e as condições que os médicos têm para executar seus trabalhos.

“Aqui a gente já viu que tem mais equipamentos como protetor facial, óculos e tudo que é necessário para o atendimento. O importante nesse momento é que os profissionais que estão na linha de frente estejam protegidos para que não adoeçam e garantam a continuidade nos antendimentos”, diz.
O vice-presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, defende que todos os médicos tenham as condições de trabalho para que possam ofertar um bom atendimento.

“Temos visitado todas as unidades e aqui vimos que há EPIs, condições e o ideal seria que todos tivessem as mesmas condições de trabalho”, diz.
O Sindmed-AC tem se dedicado nestes dias a visitar todas as unidades hospitalares, públicas ou privadas, para averiguar as condições de trabalho da equipe médica. Além das visitas presenciais, a direção do sindicato também criou um disque denúncia onde os médicos podem ligar para comunicar irregularidades para que as providências sejam tomadas. As denúncias podem ser feitas no telefone 98425-5380. Ligue ou envie mensagem de WhatsApp.