Nota de resposta
A Diretoria do Sindicato dos Médico do Acre (Sindmed-AC) repudia a diatribe de cunho xenofóbico proferido pelo comunicador Rogério Wenceslau durante transmissão do programa Jornal Juruá Notícias, em Cruzeiro do Sul. Não obstante vocalizado de forma a não generalizar, a crítica trouxe, na percepção da classe médica, um sentimento de revolta e discriminação.
Ao afirmar que “têm alguns [médicos] que vêm de fora para cá para fazer fortuna, e fazem, ficam ricos, milionários, mas acham que os cruzeirenses são trouxas”, o comentário, que beira a um discurso de ódio, representa mais uma agressão gratuita, elevando ainda mais o temor de que a categoria se torne suscetível a ataques e agressões, já que fomentados por uma pessoa que representa a opinião pública.
A execrável postura pode inclusive desestimula os colegas médicos que procuram Cruzeiro do Sul para fixar moradia, prejudicando a população com a evasão de especialistas para outros estados.
A atração e fixação de médicos em regiões mais afastadas do Acre sempre será uma luta constante do Sindmed-AC, e, aqueles que escolheram o interior do estado como residência, fixam aí suas moradias de forma definitiva por amor à terra e à região. Ao contrário do que foi propalado, vários levantamentos apontam que os melhores ganhos financeiros do país se concentram em áreas mais povoadas e que ofertam trabalho para novos médicos no Sul e no Sudeste, onde o poder aquisitivo da população é muito maior e a remuneração paga pelo poder público é muito mais volumosa do que o que existe hoje em dia no nosso estado. Desta forma então, os guerreiros que escolheram o nosso estado para viverem, trabalharem e constituírem família não o fizeram para ficarem ricos, mas como um ato de amor ao próximo e altruísmo.
Não! Os médicos do Acre não são mercenários, eles são ou se tornaram acreanos com orgulho, profissionais qualificados que estudaram e vieram de outras localidades do Brasil e até do exterior para tentar uma vida de realizações e sacrifícios, ajudando a edificar a sociedade acreana e a promover a sua saúde, em prol de um povo acolhedor e plural.
A Diretoria do Sindmed-AC