Sindmed-AC encontra problemas graves em Marechal Thaumaturgo

Após a constatação de diversos problemas na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) cobrará melhorias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). A principal deficiência é a falta de médicos efetivos, além das condições precárias das instalações, situações flagradas na sexta-feira, 6, durante fiscalização.

Segundo o primeiro-secretário do Sindmed-AC, Gilson Lima, apenas uma médica com contrato precário, atende a cidade que possui mais de 20 mil habitantes, sendo obrigada a atender todos os dias. A situação é considerada como sobrecarga de trabalho pela falta de possibilidade de descanso.

Ainda há relatos de coação cometida por autoridade policial que vem obrigando a profissional a realizar exames de corpo de delito. Ainda existe a falta de segurança na unidade.

A unidade mista ainda não disponibiliza enfermaria para crianças, ficando internadas em leitos junto com adultos. Também houve a constatação da falta de serviço adequado para regulação de pacientes graves que necessitam ser encaminhados para Cruzeiro do Sul.

“O Sindicato dos Médicos entende como inconcebível que o estado deixe a população de Marechal Thaumaturgo desassistida. Um relatório será encaminhado para a Sesacre, Ministério Público e Conselho Regional de Medicina para que sejam tomadas as medidas cabíveis para que, urgentemente, esses problemas sejam sanados”, afirmou Gilson Lima.

Para o sindicalista, as condições de trabalho são completamente inadequadas, existindo problemas estruturais no estabelecimento de saúde, sendo que a maioria dos materiais de insumos estão deteriorados, existindo, a falta boa parte deles, impossibilitando uma prestação de atendimento de qualidade à população.