Sindmed-AC e CRM-AC registram a necessidade de mais leitos e médicos na UTI do Hospital da Criança

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) e o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) realizaram uma fiscalização conjunta à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança, na quarta-feira, 04. A visita técnica verificou problemas que vêm causando a morte de crianças.

Segundo o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, as duas falhas principais são a falta de leitos suficientes e a falta de médicos para fechar a escala. Ainda foram verificadas infiltrações e falta de medicamentos que são decorrentes de uma má gestão por parte da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

“Verificamos a necessidade de abertura de mais nove leitos, com a instalação de respiradores suficientes, além da contratação de mais oito médicos para completar a escala; reduzindo a sobrecarga de trabalho dos profissionais que chegam a fazer 36 horas seguidas de plantão por causa de buracos na escala”, detalhou o sindicalista.

Para o presidente do Sindicato, é importante que a Sesacre valorize o plantão extra da UTI do Hospital da Criança, como ocorre no padrão adotado na UTI do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), como forma de incentivo, enquanto a Sesacre não contrate mais profissionais médicos por meio de concurso público efetivo; a fim de que melhore as condições de trabalho médico e, consequentemente, a assistência à saúde.

O primeiro-secretário do Sindmed-AC, Gilson Lima, explicou que foi fundamental a participação da presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos e que irá formalizar os problemas e queixas dos médicos para a autarquia, para que haja resolutividade nas cobranças feitas para o governo do estado; principalmente na organização do fluxo de atendimento médico, que ocorre com precariedade em decorrência da falta de oferta das condições adequadas por parte da Sesacre.