Sindmed-AC comemora calendário para a aplicação da terceira dose contra a Covid-19 em trabalhadores da saúde

Depois da cobrança do presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) divulgou calendário para o reforço da terceira dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19). A imunização dos trabalhadores em saúde começa a partir desta quinta-feira, 30.

A terceira dose atenderá a um estudo que aponta o aumento da eficácia da vacinação extra. A expectativa é que a nova dose seja aplicada após seis meses da segunda aplicação.

“É uma direito do trabalhador em saúde que está sendo respeitado depois de nossa reivindicação. Com as novas variantes, como  Delta, existe a necessidade de reforço para evitar novas mortes”, afirmou Guilherme Pulici.

Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, “Consideram-se trabalhadores da saúde indicados para receber a dose de reforço os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como por exemplo recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde”.