Sesacre faz vista grossa para furos na escala de plantões mesmo com alerta do Sindmed-AC

A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) está sendo omissa com a escala de plantão do Pronto Socorro de Rio Branco, permitindo “furos” no atendimento, deixando médicos sobrecarregados para deixar subentendido a necessidade da contratação de mais médicos, incluindo os formados no exterior que não possuem registro no Conselho Regional de Medicina.

Apesar das reuniões semanais com o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), onde é cobrada a contratação de médicos do cadastro de reserva dos últimos concursos ou a chamada de outros profissionais que estão à disposição da Sesacre, o Pronto Socorro de Rio Branco estava na manhã de sexta-feira (15) apenas com dois médicos, sem um profissional na classificação, que é considerada a porta de entrada da unidade. Até às 11h da manhã apenas um médico estava atendendo na Sala de Emergência Clínica (SEC) e outro profissional atendendo no setor determinado para pacientes com Covid-19.

Tão logo foi informado do “furo” na escala no PS e da queixa de um dos médicos que afirmou estar no “limite da exaustão”, o presidente do Sindmed-AC, Murilo Batista, entrou em contato com o secretário de Saúde, Alysson Bestene, e cobrou imediata resolução do problema, sugerindo que fosse chamado o diretor técnico para atender juntamente com os dois profissionais que estavam sobrecarregados.

“Recebemos uma denúncia que na SEC tem apenas um médico atendendo e outro no setor Covid. Eles estão no limite. À tarde, inclusive, ficará só um médico e cobramos que a Sesacre puxe colegas que estão parados para ajudar e resolvam esta questão de escala furada. É preciso atitude imediata. Se a escala está furada que chamem o diretor técnico para assumir então o plantão”, sugeriu o presidente.

De acordo com as informações repassados ao sindicato pela própria Secretaria de Saúde do Acre, há médicos disponíveis em número suficiente para cobrir o Pronto Socorro e nada justificaria a presença de apenas dois profissionais cobrindo toda a emergência clínica.

A assessoria de imprensa do Sindmed-AC entrou em contato com o diretor-geral da unidade, Areski Peniche, às 10h22min e ele afirmou não ter conhecimento da informação, que verificaria, mas que de antemão poderia garantir que na escala, que chega a ele com antecedência, não havia “furos”, nem sobrecarga de trabalho para médicos e que o que aconteceu nesta sexta-feira pode ter sido um fato isolado.

Uma hora depois, Areski afirmou que a médica da triagem passou mal e deixou o plantão, mas a diretora técnica já estava se encaminhando para a unidade, dando a entender que a gestão fez ajustes de última hora após a cobrança do sindicato.

“Estamos com médicos em todos os setores. Exceto, o fato da médica da triagem, que passou mal, mas a responsável técnica pelo setor já está a caminho para a continuidade do plantão”, frisou.

Os diretores do Sindmed-AC têm realizado reuniões semanais com a Sesacre cobrando a contratação de médicos do cadastro de reserva do último concurso, melhoria salarial que atraia médicos para os setores mais deficientes e defendido uma medicina de qualidade comprovada para todos os acreanos.