Nota de alerta

Devido ao “afrouxamento” das regras sanitárias para circulação e permanência de pessoas na Expoacre/2022 (recinto de exposições Marechal Castelo Branco), que já haviam sido estabelecidas previamente pelo Governo Estadual através do Decreto nº. 11.089, de 22/07/2022, levando à redução de três para duas doses da vacina contra o coronavírus para pessoas com idade superior a 18 anos, e, também, liberando o uso das máscaras de proteção facial em áreas abertas, mesmo que haja aglomerações, bem como, considerando a possibilidade do aumento do número de pessoas contaminadas com Covid-19 e Síndromes Gripais, haja vista os vários relatos da falta de fiscalização adequada no tocante à apresentação das carteiras de vacinação nos portões de acesso ao parque de exposições, o Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) vem reforçar as orientações para que a sociedade acreana redobre os cuidados com as medidas preventivas sanitárias ao participarem do evento.

Importante alertar que houve crescimento da morbimortalidadee causada pelo coronavírus nas últimas semanas, culminando em aumento da demanda por serviços de saúde pública das pessoas infectadas, podendo gerar um agravamento ainda maior da pandemia no Acre, em caso de não observância aos cuidados necessários à higiene e à etiqueta respiratória, considerando que milhares de pessoas, não só da capital como dos demais municípios, frequentam o local das festividades.

A Diretoria do Sindmed-AC reafirma e alerta que deixar de cobrar e se adotar os cuidados necessários ao combate à Covid representa a possibilidade de responsabilização dos gestores públicos, incluindo os organizadores da festa agropecuária e o governador do estado, Gladson Cameli, um vez que cientes dos riscos aos quais a população está exposta, acarretando, por consequência, grande procura por tratamento em unidades de saúde, elevação do nível de contaminação e sobrecarga dos serviços e dos profissionais.

Destarte, a fim de que a população possa buscar na Expoacre apenas uma forma de entretenimento, e não o antro propagador de um vírus mortal, os membros desta entidade Sindical esperam e apelam para os gestores públicos retornem com a exigência dos cuidados que se fazem necessários ainda nesta quinta-feira, 04.

A Diretoria do Sindmed-AC