Sindmed-AC e entidades médicas voltam a realizar cobranças a Sesacre durante videoconferência

Os Diretores do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Associação dos Médicos do Acre (Amac) e a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Paula Mariano, participaram de nova videoconferência no início da noite desta quinta-feira (23) para debater as reivindicações da classe apresentadas em encontros anteriores.
Entre os assuntos destacados na teleconferência esteve a abertura do Into prevista para segunda-feira (27) com 21 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O presidente do Sindmed-AC, Murilo Batista, voltou a cobrar a intensificação das campanhas de prevenção e uso de máscara como forma de reduzir o número de casos.
Entre as cobranças realizadas esteve o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo para Xapuri, local em que médicos vem reclamando da falta do material protetor.
Paula Mariano afirmou que EPIs já foram adquiridos e que serão encaminhados para as unidades de saúde.
O vice-presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, pediu ainda cobertura financeira para médicos com contrato provisório afastados em decorrência do coronavírus para que possam continuar recebendo o valor previsto em contrato mesmo em caso de afastamento para tratamento de saúde. Também foi proposto a criação de uma pensão aos familiares em caso de falecimento do médico provisório por acidente de trabalho.
A primeira-secretária, Jacqueline Fecury, cobrou também a disponibilidade de vagas em hotéis para os profissionais da linha de frente que tenham resultado positivo para Covid-19 e casos suspeitos. O objetivo é isolar o profissional e evitar a propagação da doença para os familiares.
Segundo Murilo Batista, as conversas se intensificaram durante a pandemia para que o médico possa ter segurança financeira por realizar os atendimentos e tratamento da população, mesmo ciente da possibilidade de acabar contraindo a doença que vem causando mortes e afastamentos.