Nota de Esclarecimento

Referente a antecipação da colação de grau dos estudantes de Medicina, o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) justifica ter recebido um pedido de apoio por parte dos acadêmicos no sentido de contribuir com o trabalho realizado pelos profissionais que estão na linha de frente de combate ao Covid19.

Como se trata de uma iminente situação de calamidade pública, a direção deste Sindicato apresentou a proposta, mas, claro, ela deve atender todos os requisitos legais, por isso acionamos o setor jurídico para oferecer um parecer sobre o caso.

O objetivo é assegurar que todos os aspectos dessa iniciativa sejam legais, como do âmbito da graduação, ouvir os dirigentes da Ufac, coordenadores do curso, etc., visando garantir, aos formandos a segurança jurídica e, à sociedade, profissionais aptos ao exercício da atividade. Acreditamos que, a interação com a equipe de médicos que já vem atuando na linha de frente, poderá também, muito contribuir com esses novos profissionais que se dispõem colaborar nesse momento difícil.

É possível, ainda, defender a proposta de firmar um documento, dado a situação especial, que eles cumpram um prazo mínimo de 6 meses ou durante o período da instalação da pandemia.

A intenção da proposta é apenas de ajudar neste momento de pandemia, como fizemos ao aderir à campanha para a doação de recursos para a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Por fim, a Diretoria acolhe todos os argumentos apresentados pelos filiados podendo rever qualquer posição, pois o Sindicato é feito com a ação coletiva, pelo interesse comum de todos.

Murilo Batista

Presidente do Sindmed-AC