Nota de Alerta

Os Diretores do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) manifestam-se de forma contrária a reabertura da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) para atendimentos eletivos em pleno decreto de estado de calamidade, em decorrência do aumento da quantidade de casos confirmados de coronavírus (Covid-19), e, também, pelo decreto de quarentena que busca evitar a aglomeração e circulação de pessoas.

É importante alertar que a reativação das consultas, neste momento de pandemia, expõe a risco os profissionais de saúde e os pacientes de forma desnecessária, incluindo aquelas pessoas do grupo de risco que precisarão utilizar o transporte coletivo, podendo existir interação entre pacientes pelos corredores da referida unidade.

Os membros deste Sindicato advertem ainda que a reabertura da Fundhacre significará o descumprimento dos decretos governamentais e reconhecimento de estado de calamidade pública no Acre.

Assim, o Sindmed-AC solicita que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) faça uma revisão da ordem de reabertura para evitar um agravamento da pandemia. Este momento deve ser focado nas necessidades essenciais, como o combate ao Covid-19 e os demais atendimentos emergenciais, disponibilizando toda a mão de obra para as ações devidas. A Diretoria do Sindmed-AC