Diretores do Sindmed-AC visitam Into e cobram celeridade na entrega da unidade para pacientes com Covid-19

Diretores do Sindmed-AC visitam Into e cobram  celeridade na entrega da unidade para pacientes com Covid-19

Diretores do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) estiveram na tarde de sexta-feira (24) visitando as instalações do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), unidade de saúde de Rio Branco que está sendo adaptada para receber pacientes com o novo coronavírus.

De acordo com a diretora do Into, Lorena Seguel, a unidade, que ainda está em reforma, terá capacidade para 77 leitos, incluindo Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTIs e enfermarias, sendo que todos tem capacidade para se tornarem leitos de terapia intensiva. Todos os leitos estão sendo preparados para receber pacientes vítimas do Covid-19.  Os diretores constataram a capacidade da unidade de absorver pacientes de Covid-19 e verificaram que possivelmente até o final do mês a reforma não esteja pronta e cobraram celeridade para que a unidade esteja pronta para atendimento.O vice-presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, cobrou celeridade na entrega da obra. “Pelo que vemos aqui realmente há uma capacidade impressionante de receber pacientes, mas pelo que vimos ainda falta muita coisa para terminar e dificilmente isso acontecerá no tempo de uma semana conforme afirmou a gestão”, diz.

A primeira-secretária do Sindmed-AC, Jacqueline Fecury, atentou para o fato de que é preciso uma força tarefa da equipe de obras para que a reforma da unidade seja concluída o mais breve possível para que possa receber os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro, haja visto que o Into se tornará referência para atendimento a pacientes com Covid-19.

“Vimos que aqui tem tudo que os pacientes irão precisar, a capacidade é boa, teremos ainda o hospital de campanha, mas nada disso pode demorar a ser entregue, para que se possa normalizar o fluxo referente ao Covid-19”, diz.

Além do Into ter capacidade para 77 leitos de UTI, a gestão esta construindo na área atrás do Into um hospital de campanha com capacidade para receber 96 pacientes. Também está sendo adaptado uma área do hospital para funcionar como alojamento para os médicos que queiram permanecer lá em tempo integral caso não queiram voltar para casa após a rotina de enfrentamento ao vírus.

“Temos banheiros aqui fora e adaptamos o que chamamos de C3, que é uma unidade de reabilitação, para ser um alojamento provisório para os médicos. Então eles tomam banho nesses banheiros externos e entram para o local onde terá conforto, ar condicionado e as condições para quem queira dormir ali mesmo”, diz Lorena.

O Into conta ainda com todo aparato para realizar exames de imagens como raio-x , ultrassonografia e tomografia.
A respeito da equipe médica, a diretora do Into diz que uma empresa está em fase de análise de currículos para contratar profissionais em regime de urgência.