Médicos realizam mais de 1,2 mil atendimentos aos desabrigados

Os médicos voluntários realizaram mais de 1,2 mil atendimentos aos desabrigados, entre os dias 27 de março e 14 de abril. A mobilização faz parte do Programa Sindmed Solidário, que ofereceu atenção especial às pessoas que estavam no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco e na Associação Cultural e Desportiva Mestre Caboquinho, que fica no Loteamento Vila Maria, Setor D, Distrito Industrial, próximo ao Custódio Freire.

A mobilização dos profissionais foi organizada pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), que ofereceu suporte ao associado que se propôs a apoiar as vítimas do rio Acre e das enxurradas provocadas pela cheia dos igarapés.

“A ação social é tradicional para a classe que sempre está disposta a apoiar aquelas pessoas atingidas pelas águas. Teremos novas atividades ao longo de 2023, que devem contribuir para um maior apoio para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, detalhou o vice-presidente do Sindicato, Rodrigo Prado.

A diretora da entidade, Cibele Cristina Brígido, organizou a ida para a Associação Cultural e Desportiva Mestre Caboquinho com o apoio de alunos do curso de Medicina da Uninorte, de enfermeiros, além da disponibilidade de medicamentos e materiais fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No local, eles realizaram consultas médicas, atendimentos de enfermagem, testes rápidos para Hepatite B, C, HIV e Sífilis e aferições de pressão e glicemia.

No Parque, os médicos reforçaram os atendimentos aos desabrigados, viabilizando exames, diagnósticos e o tratamento de doenças resultantes do contato da água contaminada da inundação.