Médicos decidem suspender greve depois de pagamento parcial da APE

Por unanimidade, os médicos decidiram, na noite de sexta-feira, 04, manter suspensa a greve até o dia 7 de dezembro. A categoria havia deliberado pela deflagração de uma paralisação a partir desta segunda-feira, 07, caso não existisse o pagamento do Adicional de Plantão Emergencial (APE), mas o governo do estado efetuou parte do encaminhamento dos valores aos profissionais.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Rodrigo Prado, como não houve a quitação integral do valor, a classe ponderou e escolheu não cruzar os braços para aguardar o pagamento aos faltantes na folha de novembro.

“A proposta é aguardar a confirmação do pagamento. A equipe técnica do governo demonstrou boa vontade em resolver a situação, então vamos esperar para que haja o correto encaminhamento”, explicou o sindicalista.

A luta pelo adicional faz parte de uma campanha de valorização da categoria que esteve na linha de frente do combate contra a Covid, segundo Rodrigo Prado.

Desde 2021, o Sindmed-AC cobra avanços nas negociações, existindo até o fechamento de acordos que não foram cumpridos pelo governo, por isso a classe manteve posição de greve até que haja atendimento integral das reivindicações.