Instrumentos cirúrgicos velhos e desgastados prejudicam o atendimento de pacientes em hospitais

Instrumentos cirúrgicos velhos e desgastados prejudicam o atendimento de pacientes em hospitais

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) formulou um pedido para que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) forneça instrumentos cirúrgicos novos para os hospitais. A queixa inicial sobre a utilização de equipamentos velhos e desgastados foi registrada na Maternidade Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, situação que vem prejudicando o atendimento às parturientes e impedindo a realização de cirurgias eletivas.

O mesmo problema foi constatado em outras unidades administradas pelo estado, existindo situações em que o médico precisa abrir o lacre de mais de um kit para conseguir encontrar uma tesoura ou um bisturi que possa ser utilizado.

Segundo a primeira secretária do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Kátia Campos, a necessidade de solicitar novos instrumentos causa demora nas cirurgias, porque todo equipamento esterilizado só pode ser aberto durante o ato em que está sendo realizado o procedimento.

Na maternidade, profissionais ainda cobraram melhores condições para a realização de cirurgias ginecológicas, a cirurgia eletiva, como o fornecimento de equipamentos.

“Se existissem condições apropriadas, muitas pacientes não seriam transferidas por meio do TFD, colaborando para uma melhor assistência em saúde e maior conforto, por não ser necessário gastar com a viagem”, explicou a representante do Sindmed-AC.

A queixa ainda aponta a falta crônica de profissionais na Maternidade, problema causado pela falta de avanços no Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *