Governo não cumpre acordo e sindicatos anunciam possibilidade de greve geral

Os sindicatos da saúde se reuniram na manhã de sexta-feira, 18, na sede do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) para anunciar a possibilidade de deflagração de greve a partir do dia 8 de março em todo o estado. O motivo é a falta de cumprimento dos acordos feitos pelo governo.

As entidades deverão realizar assembleias para que as categorias decidam, mas a expectativa é de mobilização geral pela falta de valorização dos trabalhadores que atuam na linha de frente de combate contra o coronavírus (Covid-19).

Neste ano, a proposta é de greve por tempo indeterminado até que as demandas sejam atendidas. Enquanto existir o movimento paredista, os serviços de atendimento de casos de Covid-19, urgência e emergência serão mantidos.

Em junho de 2021, o governo do estado chegou a assinar documento se comprometendo com uma série de demandas, entre elas o pagamento do valor máximo do adicional por insalubridade, o que até hoje não houve cumprimento.

Os trabalhadores reivindicam ainda o pagamento do auxílio covid até o final da pandemia.