Conheça seus direitos

Conheça seus direitos

Conhecendo seus direitos

Seu piso salarial está correto?

E as verbas adicionais, está recebendo todas como lhe são devidas?

Sua progressão na carreira está no nível devido?

E quem está no interior, tem recebido adicional de interiorização?

E por acaso sabe qual é o valor que lhe é devido no município que atua?

Estas e outras perguntas são frequentes e as vezes os profissionais médicos ficam na dúvida quanto o que devem ou não receber, o que tem ou não tem direito?

Vamos, nesta oportunidade, em linhas gerais, sem particularizar nenhum caso, expor direitos devidos e que havendo maiores esclarecimentos de ordem pessoal, o Sindmed, através dos seus assessores, poderá explicar todos o detalhamento do seu caso.

  1. Piso salarial está correto?

Houve um reajuste salarial para os médicos estatutários em 2017 de 15%, divididos em duas parcelas de 7, 5% não acumulativos. Sendo que a primeira se deu e junho de 2017 e a segunda em maio de 2018. Desde então, o Piso do Médico, início de carreira, é de R$ 9. 384,00.

  •  E as adicionais, está recebendo todas que lhe são devidas?

Porém, se o médico é detentor do Título de Especialista, pode requerer mais 20% de seu Adicional de Titulação sobre o Valor do Piso, ou seja, R$ 1. 876,80;

Se o médico atua em área insalubre, também pode requerer mais 20% de Adicional de Insalubridade sobre o Valor do Piso, ou seja, 1.876, 80;

Além desses adicionais, ainda pode receber, de acordo com a atuação profissional, o Adicional de Urgência e Emergência, Plantões Extras, etc.

  • Sua progressão de carreira está no nível devido?

É preciso estar atento à Progressão Funcional da Carreira. A cada 3 (três) anos o médico progride de um nível para outro (1 a 10) no interstício de 3 anos. Verifique desde quando ingressou na carreira se sua classificação está no nível devido. Muitos casos já foram resolvidos corrigindo o nível de classificação, pois o médico não havia progredido de um nível para outro e consequentemente acarretava prejuízos salariais.

  • E quem está no interior, tem recebido o adicional de interiorização, desde quando assumiu sua função no interior, ALÉM DAS VERBAS ADCIONAIS, ACIMA MENCIONADAS, pode procurar o Sindmed para resolver e ajustar sua situação funcional. Iniciaremos um Processo Administrativo junto a Sesacre, recuperar todos os seus direitos, de ordem funcional e financeira de forma corrigida. Em último caso demandaremos uma ação judicial para atender os direitos devidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *