Após denúncias, Sindmed-AC e Sesacre realizam visita à Unidade Mista de Manoel Urbano

Os representantes do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) realizaram uma visita à Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano, no dia 12, depois de uma série de denúncias de assédio moral. A ida até o local contou com uma agenda conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), buscando a resolução do problema.

No estabelecimento, o sindicalista Antônio Lisboa constatou a falta de diretor técnico, além da elaboração irregular da escala de plantões por parte da gerência geral. Ainda houve a constatação da necessidade de um médico a mais no plantão noturno.

Segundo o diretor do Sindmed-AC, houve o acordo com a Sesacre para a indicação do diretor técnico da unidade, escolha que será realizada entre os próprios profissionais. A Secretaria também concordou com a inclusão de mais um plantonista na parte da noite, a partir de agosto. O objetivo é evitar o desfalque do médico plantonista nos casos em que há a necessidade de pacientes se fazerem acompanhados por médicos em transferências realizadas para algum hospital especializado que ofereça maior resolutividade.

“Sem o diretor técnico, as escalas estavam irregulares, porque a distribuição de plantonistas ocasionava a sobrecarga de trabalho. Aproveitamos ainda para alertar sobre o cumprimento da Ação Civil Pública que garante a segurança dos servidores”, detalhou o advogado do Sindicato, Marciano Cardoso.