Sindmed-AC pede apoio de Mara Rocha para pedir recursos para construção do HU

Com o objetivo de garantir a disponibilidade de uma unidade de saúde capaz de atender os estudantes de Medicina, oferecendo espaço para o ensino da parte prática, a Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) reuniu-se mais uma vez com representantes públicos para solicitar apoio e recursos na viabilização do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Acre (Ufac). Desta vez, o encontro foi realizado de forma virtual com o vice-governador, Wherles Rocha (PSDB), e a deputada federal Mara Rocha (PSDB).

Na ocasião, o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, destacou a extrema importância do projeto para toda a sociedade acreana. Este é o terceiro encontro realizado pela entidade para tratar sobre o assunto em menos de um mês. Em abril, os representantes da entidade também dialogaram, em duas ocasiões, com os deputados federais Alan Rick (PSD), Perpétua Almeida (PCdoB, Léo de Brito (PT) e Sérgio Petecão (PSD) na busca de alocação de emendas parlamentares para iniciar a execução.

Durante a conversa com o vice-governador e a deputada federal, Pulici destacou que além de atender a população com novos leitos, profissionais, UTI’s e todo aparato de saúde de uma unidade avançada, o Hospital Universitário também ampliará o campo de prática para os alunos de Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde da universidade. Outro fator é a geração de novos postos de trabalho que a construção proporcionará, aquecendo a economia na crise causada pela pandemia.

“Nossa proposta é que a construção da unidade de saúde federal seja feita de forma modular para haver mais agilidade na alocação de recursos. Esse é um sonho que se concretizado beneficiará milhares de pessoas no nosso estado, principalmente a população. O custo estimado da primeira fase é de R$ 50 milhões e do projeto total R$ 250 milhões”, disse o presidente.

Tanto o vice-governador quanto a deputada federal garantiram que se mobilizarão na busca de recursos para iniciar a obra. Eles se comprometeram a fazer com que a pauta seja única entre a bancada federal (deputados e senadores) e o Executivo. Apresentado pela Ufac em 2017, o projeto do HU da Ufac conta com 320 leitos e oito unidades de terapia intensiva. A estimativa é de que 1.800 novos servidores sejam contratados para atender as demandas durante a operação do hospital.

Entre as atividades principais descritas na idealização do Hospital Universitário estão o atendimento em regime ambulatorial; atendimento em regime de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, apoio técnico, desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa, gestão e execução administrativa e apoio logístico. Com a viabilização da unidade federal de saúde, que será a primeira em todo o estado, os acreanos ganharão mais capacidade e qualidade nos serviços, além de geração de emprego e renda.