Sindmed-AC, entidades médicas e Sesacre cobram melhorias e avaliam trabalho contra o Covid-19

Os Diretores do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Associação dos Médicos do Acre (Amac) participaram de videoconferência com o secretário de Estado de Saúde (Sesacre), Alysson Bestene, e com a secretária-adjunta, Paula Mariano, para debater as ações desenvolvidas no combate ao coronavírus (Covid-19), no início da noite desta quinta-feira (16).

O debate, dividido em duas etapas, teve a primeira fase entre Alysson Bestene os membros do Sindmed-AC para cobrar demandas dos médicos, como melhorias nas condições de trabalho. Na segunda parte, os representantes do CRM e da Amac participaram da discussão que buscou aferir as ações desenvolvidas, as dificuldades e a curva de contaminação do vírus.

Durante a videoconferência, os Diretores do Sindicato cobraram mais equipamentos de proteção individual (EPIs) e mudança de fluxo dos pacientes com coronavírus nas unidades. Em resposta, a Sesacre informou que existirá uma mudança no atendimento, sendo que o Into será transformado na unidade de referência para atendimento dos pacientes.

Com a nova notícia, os membros do Sindmed-AC cobraram maior agilidade nessa mudança do centro de tratamento do Covid-19 para o Into, eliminando o risco de contágio de outros pacientes do Huerb e UPA que buscam atendimento para outras demandas.

Os representantes do Sindicato também pediram incentivos aos médicos que estão na linha de frente de combate ao Covid-19, além de outras reivindicações encontradas nas últimas visitas. Alysson Bestene prometeu uma resposta para as reivindicações até a próxima semana.

As entidades propuseram a Sesacre novas ferramentas que contribuam no combate contra o Covid-19. Entre os itens o uso da máscara por toda a população, a limitação de circulação de pessoas em estabelecimentos comerciais, evitando a aglomeração, além do fortalecimento da campanha de conscientização para a adoção de atitudes contra a doença. Os participantes decidiram ainda pela realização semanal dos encontros virtuais para avaliar as ações desenvolvidas e as novas a serem adotadas.