Sindmed-AC cobrará multa de ACP caso haja demissão de vigilantes

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) poderá cobrar na Justiça do Trabalho a aplicação de multa de R$ 10 mil por unidade de saúde caso haja a demissão de vigilantes. O valor é referente à Ação Civil Pública (ACP), de número 0000460-89.2021.5.14.0404, ajuizada pela entidade em 2021, tendo decisão definitiva favorável à retomada de medidas de segurança nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de todo o estado.

A postura de acionar o setor jurídico foi tomada depois da reunião com o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Estado do Acre (SESSPAC), Nonato Santos, que apontou a possibilidade de desligamento de trabalhadores, no final da tarde de quarta-feira, 27.

Nonato explicou que deverão existir cerca de 700 demissões de vigilantes nas pastas da Saúde e da Educação, afetando escolas e unidades de saúde.

Para o Sindmed-AC, a afirmação acendeu um alerta em um período em que a opinião pública vem apontando alta nos índices de violência.

O Sindicato dos Médicos do Acre judicializou o caso depois da demissão coletiva dos vigilantes, em julho de 2021.