Hábitos saudáveis ajudam na prevenção do câncer
Dia 02 de fevereiro marca o Dia Mundial do Câncer, uma doença que não é única e sim um conjunto de doenças que podem acometer diversas partes do corpo. “O câncer tem como causa uma variedade de fatores, que nós chamamos fatores de risco, cuja maioria se relaciona com o ambiente externo ou com aquilo que nós colocamos no nosso organismo”, explicou Inez Gadelha, Chefe de Gabinete da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde.
A data é relevante para a conscientização em todo o mundo. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a epidemia global de câncer tende a aumentar nos próximos anos. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos.
Um em cada três casos de cânceres no Brasil podem ser prevenidos com hábitos saudáveis, como se alimentar melhor, com mais alimentos in natura e menos industrializados. “A nossa alimentação deve ser baseada em alimentos in natura e minimamente processados, que são alimentos vegetais, que é o prato típico brasileiro, que é muito simples. O arroz, o feijão, a carne, as verduras, os legumes. Isso é muito saudável e previne o câncer”, ressaltou a Gisele Bertolini, Coordenadora de Alimentação e Nutrição/MS.
Desde 2019, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) promove a campanha #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou) com o objetivo de aumentar a exposição e o engajamento social em torno da temática do câncer, incentivando a construção da consciência e ação globais. O slogan Eu sou e eu vou é um apelo ao compromisso pessoal: representa o poder que uma ação individual tomada no momento presente tem de influenciar o futuro. A premissa é que qualquer pessoa tem o poder de reduzir o impacto potencial do câncer na própria vida, na vida das pessoas que ama e no mundo.
Fonte: Ministério da Saúde