FMB realiza reunião do Conselho Deliberativo

Na quinta-feira, 22 de julho, dirigentes da FMB e representantes dos sindicatos de base participaram de reunião virtual do Conselho Deliberativo, que tratou dos assuntos relacionados aos sindicatos, debateu a atual situação da Covid-19 no Brasil e realizou a prestação de contas relativas ao ano de 2020, além de discutir as demandas relacionadas à FMB.

No início da reunião, os dirigentes fizeram uma avaliação sobre a atual situação da Covid-19 em seus Estados, e as principais ações realizadas pelos seus sindicatos. Destaque para o Sindicato dos Médicos de Alagoas que, após pressionar o governo que lançou edital para concurso público para médicos, conseguiu significativo reajuste nos valores a serem pagos aos profissionais.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Acre, Guilherme Pulici, comentou sobre a Lei que regulamenta a contratação de médicos sem CRM no Estado. “Essa Lei foi aprovada de forma unânime na Assembleia e o nosso jurídico estuda uma ação para derrubar essa proposta que é completamente inconstitucional no STF”, comenta.

O presidente da FMB, Casemiro dos Reis Jr., informou que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) está iniciando processo eleitoral e a FMB pretende continuar dentro do conselho como única representação dos trabalhadores médicos. “Atualmente temos uma cadeira de primeira suplência, e nosso pleito é que tenhamos uma cadeira titular ou, no mínimo, que mantenhamos a primeira suplência”, afirma Casemiro.

Além disso, o presidente da FMB comentou sobre sua participação na Comissão de Seguridade Social e Família que discutiu o Plano Nacional de Imunização. “A expectativa do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é que toda a população acima de 18 anos esteja vacinada com a primeira dose até o fim de setembro e com a segunda dose até dezembro”.

Após os informes do presidente, a secretária de Finanças da FMB, Malu David, fez a prestação de contas referente a 2020. Malu destacou a importância da contribuição social e relatou que apenas dois sindicatos filiados à Federação ficaram inadimplentes.

A próxima reunião de Núcleo será em Alagoas nos dias 26 e 27 de agosto e o Congresso da FMB ficou pré-agendado para o final de outubro.

Via: Fundação Médica Brasileira