Diretores do Sindmed-AC retornam ao Into e acompanham detalhes para conclusão da obra de entrega do hospital

Diretores do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) estiveram na tarde de quarta-feira (6) acompanhando os últimos ajustes na reforma e ampliação do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) e cobraram celeridade na entrega da unidade que será referência para tratamento aos casos de Covid-19, haja vista que as demais unidades de saúde de Rio Branco já estão com suas capacidades de atendimentos saturadas.

A primeira-secretária do Sindmed-AC, Jacqueline Fecury, e o vice-presidente da instituição, Guilherme Pulici, visitaram as instalações acompanhados da diretora do Into, Lorena Seguel, e constataram que as obras avançaram bastante desde a última visita feita pelo sindicato no dia 24 de abril.

Para Jacqueline Fecury conta positivamente o fato da obra estar praticamente terminada, equipes de limpeza trabalhando a todo vapor e últimos ajustes sendo feitos.

“Vimos que avançou bastante e nossa expectativa é que logo possa receber pacientes, pois estivemos em outras unidades e vimos que a capacidade está esgotando”, diz.

Guilherme Pulici frisou que o Into está praticamente pronto para receber pacientes e se mostrou otimista quanto à entrega da unidade dentro de alguns dias.

“Pelo que vimos aqui são pequenos ajustes e em breve teremos um hospital novo e bem equipado”, diz.

Os diretores questionaram qual a data para a inauguração da obra e o que ainda falta para que a unidade inicie o recebimento de pacientes. Lorena Seguel, diretora do Into, diz que tudo se encaminha para que na próxima semana a unidade seja entregue e inicie os atendimentos de pacientes de Covid-19. Segundo ela, o atraso no cronograma de inauguração aconteceu devido a demora na entrega de uma peça para um exaustor.

“Esta peça já foi adquirida e está vindo de São Paulo, tão logo ela chegue podemos trabalhar com toda a capacidade planejada. Provavelmente semana que vem esteja tudo resolvido”, diz.

A diretora do Into mostrou ainda aos diretores do Sindmed-AC as 200 cápsulas de ventilação não invasiva (VNI) que, de acordo com os desenvolvedores, evita a intubação precoce dos pacientes com o novo coronavírus. As cápsulas foram doadas pelo governo do Amazonas e algumas delas enviadas para a cidade de Cruzeiro do Sul e outros hospitais da capital acreana.

“Mandamos para Cruzeiro do Sul, algumas para o Pronto Socorro e temos 90 aqui”, contou Lorena.

Os diretores do sindicato questionaram a direção se a equipe médica do Into já iniciou os treinamentos para atender pacientes da Covid-19. Lorena afirmou que os médicos já fizeram duas visitas à unidade de saúde e a equipe de enfermagem iniciou os treinamentos.

A direção do Into frisou ainda que haverá rigorosas regras no fluxo de entrada e saída das equipes médicas e que reuniões orientando aos profissionais já estão sendo realizadas. “ Há todo um protocolo de entrada e saída para evitar qualquer tipo de contaminação”, diz Seguel.

De acordo com a diretora do Into, a unidade irá inaugurar com sua capacidade total, 77 leitos, incluindo Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), semi UTIs e enfermarias, sendo que todos os espaços têm capacidade para se tornarem leitos de terapia intensiva. Todos os leitos estão sendo preparados para receber pacientes da Covid-19.