Sindmed-AC reúne Sintesac, parlamentares e Sesacre para debater a tercerização no Huerb

O Sindicato dos Médicos o Acre (Sindmed-AC) se reuniu, por meio de teleconferência, com o secretário de Estado de Saúde (Sesacre), Alysson Bestene, na quarta-feira (07) para questionar o motivo da terceirização no setor de ortopedia do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), além de cobrar outras demandas da classe. Participaram ainda do debate o deputado estadual e médico Jenilson Leite e o presidente do Sintesac, vereador Adailton Cruz.

O presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, aproveitou para pedir ao gestor a manutenção da agenda reduzida no ambulatório da Fundacre para evitar aglomerações. A Sesacre tem planos de retomar o serviço com agenda cheia.

“Buscamos saber o motivo da terceirização no setor de ortopedia, pois o serviço público possui profissionais necessários, a escala não tem furos, mas é detectado, há anos, que faltam materiais necessários para as cirurgias definitivas em ortopedia, faltam anestesistas, ainda existem poucas salas cirúrgicas, poucos carrinhos de anestesia, então o problema não é a falta de profissionais”, justificou Guilherme Pulici.

Os sindicalistas e parlamentares ainda cobraram da Sesacre os valores gastos com o serviço terceirizado. O objetivo é comparar com o serviço público e avaliar se existe algum resultado econômico positivo para o poder público.

“Levantamos o caso do Into, em que a terceirização trouxe desvantagens quanto a falta de um serviço desejado pela população; apesar de estar dando conta de parte dos casos, muitas pessoas têm receio de serem internadas por saberem que perdem contato com familiares, que não ficam sabendo como está sendo o tratamento, além das notícias que dão conta de que médicos particulares estão sendo arbitrariamente proibidos de entrarem na unidade” criticou o presidente do Sindmed-AC.

Os participantes ainda questionaram sobre a situação de Cruzeiro do Sul que possui tomógrafo novo, desmontado, aguardando que técnicos possam realizar a instalação.

Uma audiência pública será realizada pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), evento solicitado por Jenilson Leite, no dia 12, e deverá levar entidades sindicais, parlamentares e profissionais para debaterem a terceirização do serviço de saúde.